Terça-feira, 19 de Maio de 2009
Ele sim, europeu

Não estive fisicamente presente na Blogtúlia de ontem mas segui-a em directo e comentei-a atentamente no Twitter, até ao momento em que foi interrompida para declarações ao RCP. Para a próxima, num evento destes orientado e promovido para a Web 2.0, seriamente recomendo que se diga aos senhores jornalistas para aguardarem pelo menos o final do período de perguntas e respostas. Eles fazem obviamente o melhor que podem o seu trabalho, mas a interrupção não foi com certeza positiva para o resultado geral nem para o ritmo do debate e as audiências online.

Dito isto, esta notícia do Público - e enquanto não surgem neste mesmo blogue versões mais completas do discurso introdutório de Paulo Rangel - resume bem a principal e clarificadora mensagem política ontem por ele transmitida: O candidado do PSD às eleições europeias assumiu-se como federalista, à direita do PSD e no centro do PPE em termos ideológicos. Eu, que me assumo igualmente federalista mas de centro-esquerda, admiro-lhe a clareza e a frontalidade na posição, numa altura em que o desdém pela Europa parece ser o caminho seguido pela maioria daqueles que apesar disso se candidatam ao Parlamento Europeu.

Ficou ontem bem claro para todos, apoiantes e críticos, que Rangel tem posições firmes sobre os principais pontos da agenda europeia, incluindo um Plano B para a eventual rejeição da adesão da Turquia, uma visão própria para a assimilação dos países balcânicos, um projecto de «germanização» do funcionamento da UE na separação do papel das diferentes «câmaras» e  por aí fora.

O seu a seu dono. E, ontem, Rangel foi dono de um discurso próprio, claro e, quanto a mim, motivador. Se trouxer consigo a polémica e o debate, tanto melhor.

 

Na mesma linha, ler também o Duarte Calvão: «Voltei, ainda mais federalista, do Café Nicola». No Risco Contínuo.

 


publicado por João Villalobos às 10:01
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

2 comentários:
De Um dos Censurados Apagados a 19 de Maio de 2009 às 15:36
Ele sim, o Chefe, o Cão de fila, dos CENSORES DE SERVIÇO! Pobre coitado! Nem sabe dos boys que está rodeado. Pobre Dra. Ferreira Leite, com gente assim, nem pense em contar com o meu voto!


De EIRE a 22 de Maio de 2009 às 18:26
Sim Carlos santos, sim...


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
26
27
28
29
30

31


posts recentes

...

Nas legislativas será de ...

O poder do agora

Missão Cumprida III

Missão Cumprida II

Missão Cumprida

Um retrato

Para todos

Ainda há muito trabalho a...

Socialistas grandes derro...

arquivos

Janeiro 2010

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds