Quinta-feira, 21 de Maio de 2009
Um bom tónico com os dois pés na terra

A propósito desta troca de argumentos entre o Nuno e o João, gostaria de lembrar que na actualidade o laicismo enfrenta grandes dificuldades no Médio Oriente, nos que têm constituições escritas só dois não incluem a referência ao Islão como religião do Estado. O Líbano, que deixou de ser um exemplo quer de laicismo quer de tolerância religiosa e a Turquia, que mantendo em termos genéricos a separação são visíveis sinais de recuo nesta matéria.

Não nos podemos esquecer que durante mil anos o Islão foi a única fonte de um conjunto de regras e princípios aceites por todos, o esforço da Turquia em impedir fenómenos como os registados em outros países da região não é de menosprezar e não sei se não será de apoiar de forma mais clara.

Assim, por um lado temos uma nação que evitou fenómenos como a criação de um clero político e administrativo (a palavra clero não é mais indicada aqui) ou a figura dos aiatolas, um título absolutamente estranho ao Islão clássico mas que justificou a construção de uma hierarquia eclesiástica nova e a até a criação de uma nova versão da Inquisição. Por outro lado, temos um país como a Turquia que conseguiu criar e manter uma sociedade civil, que não é apenas um conjunto de pessoas que não pertencem ao corpo militar, mas uma verdadeira sociedade.

Por fim, se o Islão perdeu a guerra cultural pouco depois do fim da Idade Média, a Europa não encontra – como Rangel lembrou bem no caso da Rússia – exemplos da cultura turca que tenham uma marca profunda na europeia, na verdade e pondo de parte Donizetti nem a Europa parece ter tido grande influência cultural na Turquia.

Confesso a minha simpatia pelo país que mais esforço fez ao longo da história recente para se aproximar o espaço europeu.

 


publicado por Afonso Azevedo Neves às 20:08
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

4 comentários:
De Luís Naves a 21 de Maio de 2009 às 20:42
Afonso, mas este post está cheio de erros factuais e confunde uma série de aspectos do Islão e da Turquia. Os ayatollas são líderes religiosos xiitas e é um absurdo compará-los com a inquisição. A Europa teve uma profunda influência cultural na Turquia e o império otomano na Europa. E antes dos otomanos, a actual Istambul era o maior centro cultural, económico e político da cristandade


De Afonso Azevedo Neves a 21 de Maio de 2009 às 20:59
Luís.

Está certo em tudo o que disse, mas referia-me a uma comparação com o exemplo russo, centrando-me na história recente. Não estou a falar do império otomano, embora reconheça que a minha menção de Donizetti confunde um pouco as coisas.
Qto aos aiatolas, não os estava a comparar com a Inquisição, se quiser - é uma comparação forçada mas possível - aí estaríamos a falar de um Papa. Há mesmo quem tenha defendido que a figura do aiatola implicou a "cristianização" ao nível da organização e não espiritual, do islão no Irão. Com um Papa, uma série de figuras menores (equivalentes a cardeais, bispos, tec..) e a criação de um sistema juridico semelhante à inquisição.
Não sei se me expliquei.
Abraço
Afonso


De Afonso Azevedo Neves a 21 de Maio de 2009 às 21:07
já agora um último ponto: é certo que do ponto de vista cultural temos bons exemplos do impacto cultural da Turquia otomana na psique europeia e vice-versa, como no caso das artes visuais, seja arquitectura ou na pintura.
O que quis fazer perceber é que por muitos "mas" que se possam ver na entrada da Turquia, uma coisa é certa, ela ainda o único exemplo do que poderia ter sido o Médio Oriente e os países islâmicos em contraponto com o que hoje são.


De Nuno Gouveia a 21 de Maio de 2009 às 21:11
Caro Luís Naves,

Só uma achega: Não sei se certas pessoas, como por exemplo Salmon Rushdie, não considerariam correcta a comparação dos Ayatollahs com a Santa Inquisição :)

Abraço


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
26
27
28
29
30

31


posts recentes

...

Nas legislativas será de ...

O poder do agora

Missão Cumprida III

Missão Cumprida II

Missão Cumprida

Um retrato

Para todos

Ainda há muito trabalho a...

Socialistas grandes derro...

arquivos

Janeiro 2010

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds