Sábado, 23 de Maio de 2009
José Sócrates anda confuso

José Sócrates evidenciou hoje alguma confusão no seu discurso, ao defender que votar no PS e no PSOE representa uma "oportunidade de mudança, muito semelhante à mudança dos Estados Unidos, quando escolhera Barack Obama". Admitindo que a abertura da campanha do PS nestes comícios conjuntos com o PSOE é uma boa iniciativa (marca a agenda mediática e dá uma componente ibérica esta campanha que agora se inicia), era importante transmitir uma imagem de verdade. O PSOE governa Espanha desde 2004, e o PS  lidera o executivo português desde 2005. Que mudanças podem protagonizar estes dois partidos, que estão no poder há vários anos?


publicado por Nuno Gouveia às 18:59
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

6 comentários:
De Stran a 23 de Maio de 2009 às 21:22
Caro Nuno,

"O PSOE governa Espanha desde 2003, e o PS lidera o executivo português desde 2005. Que mudanças podem protagonizar estes dois partidos, que estão no poder há vários anos?"

Deve estar um pouco equivocado. A 7 de Junho são as eleições EUROPEIAS e não as eleições LEGISLATIVAS.

E se for estudar um pouco verificará que quem tem a maioria no parlamento europeu desde as ultimas eleições é o PPE e não o PSE. Este ultimo é o 2º maior grupo e a mudança que eles estão a falar é essa mudança: passar o PSE a ser maioritario no parlamento europeu!


De Carlos Santos a 24 de Maio de 2009 às 17:26
Sem esquecer que o PSOE subiu ao poder após o 11 de Março de 2004! O nosso amigo Nuno está um pouco baralhado com as datas dos ataques terroristas. Deve ser consequência da tortura da Leonor Cipriano.


De atirei o pau ao gato a 25 de Maio de 2009 às 18:44
Hein?! Quem é este espécime?!


De Nuno Gouveia a 24 de Maio de 2009 às 18:28
Caro Stran,

Obrigado pelo seu pertinente comentário. Isso quer dizer que a mudança que Sócrates preconiza, será conquistar uma maioria do PSE no PE? Não percebi isso, até porque ele falou em termos genéricos, mas admito que possa ter interpretado erradamente. Mas espero que compreenda o erro: O PS tem utilizado um slogan que apela a este mesmo sentimento: a força da mudança.

Sei que há pelo menos uma coisa que os líderes ibéricos não desejam mudar: o nome do presidente da CE.

Será que ele também queria dizer que uma vitória do PSE iria permitir uma mudança radical de políticas na UE, conforme a vitória de Obama nos USA? Se assim for, então deve estar equivocado em relação aos poderes que o PE tem. E obviamente, se também queriam atribuir culpas à maioria PPE no PE pela crise, isso também me parece um bocado demagógico, para não dizer mais...


Por outro lado, como referiu alguém num comentário, errei na data da vitória do PSOE. Foi em 2004, e por isso, vou alterar..

Cumprimentos,


De Stran a 25 de Maio de 2009 às 17:57
"Mas espero que compreenda o erro: O PS tem utilizado um slogan que apela a este mesmo sentimento: a força da mudança."

Bem também tem o "Nós, Europeus", embora se se ficar por slogans de cartazes não aprende nada nesta campanha (são todos muito maus).

"Isso quer dizer que a mudança que Sócrates preconiza, será conquistar uma maioria do PSE no PE?"

Epá deduzo isso, estamos a eleger isso mesmo é o unico raciocinio que tem lógica.

"Sei que há pelo menos uma coisa que os líderes ibéricos não desejam mudar: o nome do presidente da CE."

É por isso que é importante saber o que os candidatos dizem e o que os partidos europeus dizem, pois são eles o factor determinante e não Socrates ou a Manuela.

"Será que ele também queria dizer que uma vitória do PSE iria permitir uma mudança radical de políticas na UE, conforme a vitória de Obama nos USA? Se assim for, então deve estar equivocado em relação aos poderes que o PE tem."

Mmmm, já viu exactamente os poderes do PE? Efectivamente uma maioria sólida do PSE pode mudar bastante as politicas dentro da UE. E embora o PE não tenha um poder positivo (Ao contrário do que o Paulo Rangel pensa que tem, pelo menos pela sua proposta) pode influenciar e muito a composição da Comissão, poder que é reforçado pela conjuntura actual.



De Carlos Santos a 26 de Maio de 2009 às 01:01
Essa do alguém teve piada. Suponho que não terá sido ninguém que meia blogosfera tenha sabido defender em primeira mão as práticas de tortura que a PJ pratica em Portugal. É giro saber que o PSD alinha com isso.


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
26
27
28
29
30

31


posts recentes

...

Nas legislativas será de ...

O poder do agora

Missão Cumprida III

Missão Cumprida II

Missão Cumprida

Um retrato

Para todos

Ainda há muito trabalho a...

Socialistas grandes derro...

arquivos

Janeiro 2010

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds