Terça-feira, 26 de Maio de 2009
A campanha eleitoral I

Começou ontem oficialmente a campanha eleitoral para as europeias, a primeira de três que vamos ter este ano em Portugal. Os portugueses vão poder escolher, livremente e sem constrangimentos, os seus representantes no Parlamento Europeu, nas autarquias e na Assembleia da República. Em democracia o voto é soberano, e como tal, é nas eleições que as pessoas decidem politicamente o rumo do país (e não na rua ou em manifestações, como alguns gostariam).

 

Sabendo que isto é um cliché, arrisco a dizer que estas são as eleições mais importantes para Portugal dos últimos 20 anos. Não tenhamos dúvidas que as eleições legislativas serão fundamentais para determinar que país vai ser Portugal no futuro. E aí, a opção que os portugueses vão enfrentar é clara: manter no poder o Partido Socialista, que nos governa desde 1995, com o interregno dos anos 2002-2005; ou eleger uma nova alternativa, liderada pelo PSD e por Manuela Ferreira Leite.

 

O estado calamitoso que o nosso país atravessa, que já se arrasta desde o pântano criado pelos governos de António Guterres (o tal que o saudoso Sousa Franco um dia considerou o pior governo desde os tempos de D. Maria II), não é de agora. A crise internacional apenas serviu para tornar mais evidente o frágil nível de desenvolvimento que Portugal tem sofrido desde o inicio da década, e que nenhum governo conseguiu alterar. Este governo tem responsabilidades acrescidas, pois teve todas as condições necessárias para alterar o rumo, e apenas manteve em estado comatoso do país, até este ser violentamente atingido pela crise ano passado, quase sem que o governo tivesse dado conta, apesar dos avisos da oposição.

 

Se os portugueses consideram que o rumo definido por José Sócrates é o correcto para o país, então devem voltar a eleger o PS. Se, pelo contrário, pensarem que é possível fazer melhor e que Portugal não está condenado a este miserabilismo estatal que o PS nos tem oferecido, então devem escolher outro caminho.

 

Também publicado no Cachimbo de Magritte


publicado por Nuno Gouveia às 00:30
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

1 comentário:
De Stran a 26 de Maio de 2009 às 15:44
Europeias!!! Iniciou-se a campanha para as EUROPEIAS. Raios...


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
26
27
28
29
30

31


posts recentes

...

Nas legislativas será de ...

O poder do agora

Missão Cumprida III

Missão Cumprida II

Missão Cumprida

Um retrato

Para todos

Ainda há muito trabalho a...

Socialistas grandes derro...

arquivos

Janeiro 2010

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds