Quinta-feira, 14 de Maio de 2009
Fechar os olhos

Apesar dos seus deslizes ideológicos, talvez por também ser jurista, sempre admirei Vital Moreira. Mas há limites para a forma como o cabeça de lista do PS ao Parlamento Europeu fecha os olhos à realidade. Quatro anos depois de tomar as rédeas do poder, o PS deixa-nos um país atrofiado económica e politicamente. Económica, porque o Estado tem imensas despesas, gasta em demasia, um problema que este governo não conseguiu resolver em mais de 48 meses de mandato. Pelo contrário, piorou ainda mais a situação. Piorou, porque se as contas públicas foram relativamente equilibradas até 2008, tal se deveu única e exclusivamente ao aumento das receitas, ao aumento da carga fiscal. Única e exclusivamente, devido à subida dos impostos. Única e exclusivamente, à custa do esforço de quem trabalha.

Há quem tenha a corda na garganta quando Vital Moreira sorri e fala das maravilhas que este governo fez.

Houve também um atrofiamento político, que a Ana Margarida Craveiro já referiu. Nunca a política, a ‘arte da política’ atingiu níveis tão baixos como nos últimos anos. Apenas duas pessoas, Manuela Ferreira Leite e Paulo Rangel, têm feito na diferença quando dizem às pessoas aquilo que político algum ainda ousou dizer: Que o dinheiro fácil acabou e os gastos desmesurados não têm mais lugar. Que o país precisa de reformas e não de atirar dinheiro para cima dos problemas. Que o Estado deve ajudar, não fazer; desimpedir o caminho, não atrapalhar; apoiar os mais pobres, nunca conceder monopólios a empresas. Um Estado de Direito não faz favores, mas ajuda. Um Estado de Direito está presente, mas não esmaga.

Nada disto parece interessar a Vital Moreira. O cabeça de lista do PS finge não perceber as enormes injustiças sociais que, a pretexto da crise económica, decorrem das ajudas directas que este governo dá a certas empresas e a favor de determinados projectos. Para ele, nada mais se passa, preocupado como está em fechar os olhos, por sermos todos europeus.
 


publicado por André Abrantes Amaral às 12:01
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

2 comentários:
De Tenente Abrantes a 14 de Maio de 2009 às 12:59
Correcção: "Your'zena". Está tudo dito. E ponham o babete...



De Miguel Barroso a 14 de Maio de 2009 às 15:15
Creio que Vital Moreira está a mais na sua própria lista. Tenho reparado que o senhor VM - com a sua postura cândida e voz terna, mas paternalista - ficaria muito melhor num espaço religioso, ou de assistência social geriátrica.
Como diz a minha avó, muito pãozinho sem sal, sem chama, sem vigor.
Parece-me que a papa maizena se lhe adequa que nem numa luva.


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
26
27
28
29
30

31


posts recentes

...

Nas legislativas será de ...

O poder do agora

Missão Cumprida III

Missão Cumprida II

Missão Cumprida

Um retrato

Para todos

Ainda há muito trabalho a...

Socialistas grandes derro...

arquivos

Janeiro 2010

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds