Quarta-feira, 3 de Junho de 2009
Quem nasce marxista para a política, tarde ou nunca se en-direita

Provérbio chinês (atribuído a Mao Tse-Tung): Quem nasce marxista para a política, tarde ou nunca se en-direita (nem que se pinte de rosa).

 

*****

 

No comício desta noite em Setúbal, Vital Moreira preferiu acentuar que o PSD “declarou guerra ao Estado social”.

“Nós, europeus e socialistas tivemos a coragem de trazer o imposto europeu a esta campanha”, começou por afirmar a eurodeputada Ana Gomes, lembrando o “aproveitamento mentiroso” do tema feito pela direita.

  

Ou seja, ouvindo Ana Gomes e Vital Moreira, concluimos que só é defensor do Estado Social quem for a favor do imposto europeu (pergunto-me como é que até hoje sobreviveu o Estado Social, sem imposto europeu). Fora daquilo que Vital e Gomes agora vaticinam, não há Estado Social: o caminho é, como sempre foi para estes nossos dois dinossauros da Política, único, predeterminado, foi algures inexoravelmente traçado, a preto e branco, entre o eixo do "nós e as nossas soluções", os donos da Verdade, e o dos outros, por definição, uns patifes, artífices da "roubalheira" (e, segundo Ana Gomes, "mentirosos").

  

Enfim, a lenga-lenga marxista do costume, agora pintada de rosa, mas que toca sempre a mesma cassete, cantada pelos protagonistas habituais, com a sua música arrogante; este PS das Europeias recupera velhos vícios e tiques, apresenta-se como dono da Moral Laica, proprietário único dos Valores do Regime, trazendo de novo (?) para a campanha um hipócrita "dedinho em riste".

 

*****

 

Ana Gomes acusa Rangel de ser um "maratonista da demagogia", mas julgo que a expressão se adapta que nem uma luva mais ao seu "camarada" de luta, Vital Moreira, do que ao candidato laranja:

 

O PSD declarou guerra ao Estado social. Porque ao defender o sistema misto para a educação e a saúde, e a privatização parcial da segurança social, o resultado é que pagaríamos todos as clínicas privadas para os ricos, as escolas para os ricos e a segurança social de onde os ricos tinham saído.

  

Frase interessante, mas, já agora, onde é que o PSD defendeu sistemas mistos, caro Professor Vital? É que eu, que até simpatizo com estas soluções, ainda não vi ninguém do PSD a subscrever nos seus programas a liberdade de escolha no acesso à Saúde ou à Educação (embora me esforce bastante a pregar nesse sentido), e muito menos a privatização da segurança social.

 

E, cara Ana Gomes, como classifica a exploração do "sentimento de classe", que se encontra na afirmação que a liberdade de escolha visa favorecer "os ricos"? Será uma insinuação típica de um "maratonista da demagogia", ou um "sprint demagógico" para, na corrida final, limitar os danos?

 

*****

 

Exploração do ressentimento, do sentimento de classe, tentativa de empurrar o PSD para a "defesa dos interesses dos ricos", a apropriação ilegítima, em Democracia, da Verdade, rotulando os adversários de promoverem a "roubalheira" e serem "mentirosos", é isto que Ana Gomes e Vital Moreira trazem para a política?

 

*****

 

Que triste espectáculo...


publicado por Rodrigo Adão da Fonseca às 14:34
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

2 comentários:
De Carlos Santos a 3 de Junho de 2009 às 16:59
Caro Rodrigo, Adão da Fonseca,

Deduzo que não apoie Durão Barroso, um ex-MRPP na reeleição da comissão? Porque quem nasce para lá do marxismo nunca se deve endireitar, suponho?


De Rodrigo Adão da Fonseca a 3 de Junho de 2009 às 22:48
Caro Carlos Santos,
Eu não disse endireita, mas "en-direita", o que significa que nunca na vida poderão ser de direita.
Durão Barroso não é de facto de direita, mas também não é de esquerda.
Agrada-me vê-lo na Comissão, porque é português. E acho que o Carlos Santos, por essa razão, devia apoiá-lo também.


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
26
27
28
29
30

31


posts recentes

...

Nas legislativas será de ...

O poder do agora

Missão Cumprida III

Missão Cumprida II

Missão Cumprida

Um retrato

Para todos

Ainda há muito trabalho a...

Socialistas grandes derro...

arquivos

Janeiro 2010

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds