Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Papa Myzena

Quem nasce marxista para a política, tarde ou nunca se en-direita

Junho 03, 2009

Provérbio chinês (atribuído a Mao Tse-Tung): Quem nasce marxista para a política, tarde ou nunca se en-direita (nem que se pinte de rosa).

 

*****

 

No comício desta noite em Setúbal, Vital Moreira preferiu acentuar que o PSD “declarou guerra ao Estado social”.

“Nós, europeus e socialistas tivemos a coragem de trazer o imposto europeu a esta campanha”, começou por afirmar a eurodeputada Ana Gomes, lembrando o “aproveitamento mentiroso” do tema feito pela direita.

  

Ou seja, ouvindo Ana Gomes e Vital Moreira, concluimos que só é defensor do Estado Social quem for a favor do imposto europeu (pergunto-me como é que até hoje sobreviveu o Estado Social, sem imposto europeu). Fora daquilo que Vital e Gomes agora vaticinam, não há Estado Social: o caminho é, como sempre foi para estes nossos dois dinossauros da Política, único, predeterminado, foi algures inexoravelmente traçado, a preto e branco, entre o eixo do "nós e as nossas soluções", os donos da Verdade, e o dos outros, por definição, uns patifes, artífices da "roubalheira" (e, segundo Ana Gomes, "mentirosos").

  

Enfim, a lenga-lenga marxista do costume, agora pintada de rosa, mas que toca sempre a mesma cassete, cantada pelos protagonistas habituais, com a sua música arrogante; este PS das Europeias recupera velhos vícios e tiques, apresenta-se como dono da Moral Laica, proprietário único dos Valores do Regime, trazendo de novo (?) para a campanha um hipócrita "dedinho em riste".

 

*****

 

Ana Gomes acusa Rangel de ser um "maratonista da demagogia", mas julgo que a expressão se adapta que nem uma luva mais ao seu "camarada" de luta, Vital Moreira, do que ao candidato laranja:

 

O PSD declarou guerra ao Estado social. Porque ao defender o sistema misto para a educação e a saúde, e a privatização parcial da segurança social, o resultado é que pagaríamos todos as clínicas privadas para os ricos, as escolas para os ricos e a segurança social de onde os ricos tinham saído.

  

Frase interessante, mas, já agora, onde é que o PSD defendeu sistemas mistos, caro Professor Vital? É que eu, que até simpatizo com estas soluções, ainda não vi ninguém do PSD a subscrever nos seus programas a liberdade de escolha no acesso à Saúde ou à Educação (embora me esforce bastante a pregar nesse sentido), e muito menos a privatização da segurança social.

 

E, cara Ana Gomes, como classifica a exploração do "sentimento de classe", que se encontra na afirmação que a liberdade de escolha visa favorecer "os ricos"? Será uma insinuação típica de um "maratonista da demagogia", ou um "sprint demagógico" para, na corrida final, limitar os danos?

 

*****

 

Exploração do ressentimento, do sentimento de classe, tentativa de empurrar o PSD para a "defesa dos interesses dos ricos", a apropriação ilegítima, em Democracia, da Verdade, rotulando os adversários de promoverem a "roubalheira" e serem "mentirosos", é isto que Ana Gomes e Vital Moreira trazem para a política?

 

*****

 

Que triste espectáculo...

2 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D