Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Papa Myzena

O paradoxo dos Socialismos, em particular em épocas de crise

Junho 04, 2009

Os Socialismos encerram em si um paradoxo impossível de ultrapassar: num país consistentemente socialista, não se cria riqueza; sem riqueza, porém, o Socialismo não sobrevive.

 

A Esquerda é boa a gastar, mas, pensem comigo: qual foi o país que progrediu economicamente, que viu reduzidas as desigualdades, seguindo consistentemente doutrinas de base socialista? Não vale citar os casos que atingiram a igualdade na pobreza, obviamente.

 

Meus caros, o Socialismo sem Empreendorismo, sem liberdade individual, não sobrevive: ninguém consegue diminuir as desigualdades, pela positiva, redistribuindo o que não existe. Por isso é que o Socialismo é particularmente perigoso em épocas de crise: porque mata o Empreendedorismo quando ele é mais necessário, porque limita a acção individual quando ela devia ser libertada e fomentada, porque secundariza o mérito, porque promove o controlo político da economia, aprisionando a inovação.

 

Não duvidem: o Socialismo nunca apontou caminhos de progresso económico; limita-se a gastar hoje os recursos futuros, agudizando a crise.

 

Por isso é que no actual ciclo eleitoral é essencial fugir da demagogia que grassa à Esquerda.

8 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D